Era uma viagem imaginada há muito, que com o final do ano letivo deu finalmente para realizar. Apesar de estarmos já no verão, o tempo não estava grande coisa, pelo que a nossa expetativa face a um mergulho nas águas não era da maiores. Mas também não fomos desarmados. Com fato de banho, casaco e cesto de picnic, dirigimo-nos até Peniche para um dia que fica na memória.

Enquanto esperávamos pelo barco (tínhamos reservada a viagem das 12h00), ainda tivemos tempo para conhecer um pouco o Forte de Peniche.








À hora marcada, fomos para o barco (momento alto do dia). Imaginando uma viagem do género "travessia do tejo para Cacilhas", sentámo-nos atrás, pousando mochilas no chão. Vem um marinheiro ter connosco, entrega a cada um um saco de plástico e sugeriu:
- é melhor tirarem daí as coisas que vão ficar todas molhadas. O mar hoje está um bocadinho agreste.

Até passarmos o farol, tudo correu de feição. Mas com a entrada em alto mar, tudo mudou: ondas a lavarem o barco, crianças a entrarem em pânico, turistas a desmaiarem, sacos a serem utilizados (imagina-se o porquê), gente com cara amarela e lábios cinzentos... foram 30 minutos que pareceram 3 horas. Não há, por isso e compreensivelmente, grandes registos fotográficos.



À chegada ao ilhéu, e com os nervos e estômagos mais calmos, foi tempo então para podermos apreciar a pequena praia (para lá chegar temos de passar por um pequeno passeio tipo varanda, há que ter cuidado para não cair à água) e as suas águas geladas; fazer caminhadas pelos vários trilhos, picnicar tendo sempre atenção para não haver nenhum ataque de gaivota, e no fim regressar numa viagem bem mais calma (já não houve distribuição de sacos pretos, nem desmaios ou gritos aflitivos, mesmo com uma ou outra onda entrando barco dentro).
























Tempo total nas Berlengas: 6 horas, que é tempo mais que suficiente para vermos a ilha. Há quem por lá pernoite (em modo campismo e mediante autorização prévia), mas para nós foi um dia bem passado.. e bem regressado ao continente.

Ida às Berlengas